Pasteis de Alfarroba

26 de outubro de 2017 0 comentarios





A minha paixão por aveia faz com que esta seja bastante utilizada no dia a dia cá de casa.
Sempre em busca de alternativas saudáveis para os nossos snacks, arrisquei estes bolinhos que nos surpreenderam pela positiva. São doces mas sem açúcares refinados, têm uma textura muito interessante dada pela aveia e pelas tâmaras. O sabor fica a cargo da farinha de alfarroba conjugado com a raspa do limão, já estão a imaginar? Sim? 😋
Saciantes, nutritivos e simples de preparar, tal como eu gosto.
Sem saber ao certo que nome lhes dar, publiquei uma foto no instagram e pedi sugestões. A nossa querida Lia deu-lhes nome, pasteis de alfarroba e penso que lhes assenta como uma luva, não vos parece?Obrigada meu amor.



Pasteis de Alfarroba


[tigela+colher de pau+ingredientes+10 minutos de forno]=pasteis de alfarroba 💗

Ingredientes:
(rendem 15 unidades)

3 chávenas de chá de flocos de aveia finos
1 chávena de chá de farinha de trigo (usei Branca de Neve)
3 colheres de sopa de farinha de alfarroba
4 ovos tamanho médio (os meus são biológicos e portanto pequenos)
100 g de tâmaras descaroçadas e trituradas num robot de cozinha
raspa fina de 1/2 limão
3 colheres de sopa de creme vegetal amolecido (margarina)
1 folha de papel vegetal para forrar o tabuleiro do forno



Método:

Junta-se dentro de um recipiente os flocos de aveia, a farinha de trigo, a farinha de alfarroba, a raspa fina do limão e envolvemos com uma colher de pau. De seguida adicionamos as tâmaras já trituradas, o creme vegetal amolecido e por fim os ovos batidos.
Voltamos a mexer com a colher de pau e literalmente colocamos as mãos na massa. Se preferirem calcem umas luvas de latex. Apertem a mistura com as mãos, de forma a que todos os ingredientes fiquem bem ligados.

Pré-aquecemos o forno nos 200º C.
Forramos o tabuleiro do forno com papel vegetal. E com o auxilio de duas colheres de sopa, formamos pasteis tal como fazemos para moldar os pasteis de bacalhau.
Distribuimos pelo tabuleiro e levamos ao forno já pré-aquecido cerca de 10 minutos.
Não se preocupem, se acharem que se apresentam ligeiramente moles ao toque, é mesmo assim, quando arrefecem ficam mais consistentes.

Agora é deixar arrefecer, degustá-los com uma bebida quentinha ou simplesmente transportá-los nas lancheiras dos miúdos e graúdos, para aquelas pausas que precisamos de fazer para enganar o estômago entre as refeições.






partilhar esta receita

0 comentários

Obrigada por deixar comentário.