Gaspacho de Tomate-Cereja Assado

25 de maio de 2017 0 comentarios




Se a vida te der tomate, faz um gaspacho, refresca-te e aprecia!
Das minhas sopas frias favoritas, adoro. Faltava-me experimentar assar o tomate previamente e também foi uma estreia utilizar tomate-cereja para um gaspacho, mas o carregamento foi tal que nem pensei duas vezes. O resultado é muito interessante, tão saboroso que fica. Experimentem nem que seja uma só vez. Quem sabe não vão querer repetir umas e outras vezes...

Gaspacho de Tomate-Cereja Assado

Ingredientes:

800 g de tomate-cereja (usei biológicos)
1/2 pimento vermelho
2 dentes de alho
folhas de oregãos q.b.
2 gemas de ovo cozidas (se gostarem podem utilizar os ovos inteiros)
1 colher de sopa de vinagre xerez
 azeite de boa qualidade q.b. (utilizo Oliveira da Serra)
sal e pimenta moída na altura
folhas coentros frescos se gostarem q.b.

Método:

Lave o tomate, enxugue, corte-os ao meio e coloque sobre uma folha de papel vegetal, tempere com um pouco de sal, pimenta e oregãos , finalize com um fio de azeite. Embrulhe de forma a fazer um papelote, leve ao forno pré-aquecido nos 180 º C cerca de 30 minutos. Retire do forno, espere que arrefeçam antes de abrir o papelote para evitar que se queimem.
Depois de arrefecido, retire-lhes os pés. Coloque dentro de um copo liquidificador (usei a Bimby) os dentes de alho descascados, o pimento já limpo, o vinagre, o azeite e as gemas cozidas. Tempere de sal e pimenta. De seguida triture a média/alta velocidade por 1 a 2 minutos até obter um preparado aveludado. Prove, rectifique o tempero caso seja necessário.
Leve ao frio num recipiente tapado cerca de 1 hora antes de servir. Deve servir-se bem fresco e se gostarem juntem umas folhas de coentros cortadas com as mãos.
Acompanha bem com queijo de paladar intenso, presunto e croutons.




partilhar esta receita

0 comentários

Obrigada por deixar comentário.