Mousse de Abacate e Maçã




O abacate é muito versátil e traz imensos benefícios à saúde. Há estudos que revelam que este fruto consumido em simultâneo com certos grupos de nutrientes, tem a capacidade de melhorar a absorção destes, boas razões para o incluirmos na nossa alimentação, não concordam? Por si só não lhe acho muito graça, mas quando bem temperado e combinado com outros sabores consegue surpreender-me. E estou a lembrar-me da tão conhecida e deliciosa guacamole.
Na receita de hoje, o abacate serviu para preparar esta deliciosa mousse, que enriqueci com o sabor das maçãs. Adocei com geleia de agave, se não tiverem em casa, ou preferirem, podem adoçar com um pouco de mel, é uma questão de gosto. Espero que a façam e apreciem tanto como nós.
E como diz o ditado "não se fazem omeletes sem ovos", na cozinha é sempre de valor usarmos os utensílios adequados e se possível de boa qualidade.
Assim, quis dar uso a uma das minhas mais recentes aquisições da loja Lecuine, a faca de chef série Riviera Branca Arcos, encantada com o seu desempenho, só preciso ter cuidado (extra) com os dedos... acho que nos vamos dar muito bem!




Dica:
Para abrir os abacates, use uma faca e corte na longitudinal, rode e solte as duas partes, depois com a faca dê-lhe um golpe no caroço, a lâmina ficará presa e rode outra vez para soltar o caroço.



Mousse de Abacate e Maçã


Ingredientes :

4 abacates maduros
2 a 3 gostas de sumo de limão
raspa fina da casca de 1/2 limão
a polpa de 5 maçãs cozidas
4 colheres de sopa de geleia de agave
miolo de noz
canela em pó

Método:

Lave a maçãs, dê-lhes um corte em cruz nos topos, com a ponta da faca. Coloque-as dentro de um recipiente próprio e leve-as a cozer tapadas com película perfurada, cerca de 7 a 8 no micro-ondas.
Retire, deixe arrefecer um pouco antes de retirar a película aderente. Deixe arrefecer mais um pouco antes de as reduzir a puré com varinha mágica. Reserve.

Para abrir os abacates, use uma faca e corte na longitudinal, rode e solte as duas partes, depois com a faca dê-lhe um golpe no caroço, a lâmina ficará presa e rode outra vez para soltar o caroço.

Com a ajuda de uma colher de sopa retire-lhes a polpa para dentro de um copo misturador, bata até que fique cremoso. Junte o puré das maçãs, as gotas do limão, a geleia de agave. Adicione a raspa fina do limão e volte a bater cerca de 1 minuto.
Prove e ajuste os sabores. Pode juntar mais agave para adoçar.
Distribua por pequenas taças, polvilhe com canela a gosto e finalize a superfície com miolo de noz. Leve ao frio aproximadamente 1 hora antes de servir para que os sabores se intensifiquem.





Visitem o site lecuine  e descubram os produtos lindos que têm à disposição para equipar as nossas cozinhas. Com serviço muito rápido e cómodo, porque não precisamos de sair de casa para ir procurar este ou aquele utensílio que nos está a fazer falta. Outra vantagem e não menos simpática, é que numa compra a partir de 40 € , os portes são grátis. Vão até lá e vejam do que falo!








partilhar esta receita

14 comentários

  1. Adoro abacate , gosto de abrir ao meio retirar o caroço e comer a polpa com uma colher.
    Essa mousse parece-me bem deliciosa, gostei....

    ResponderEliminar
  2. ja andei para fazer uma mas ainda nao tive coraguem hehe mas a tua esta com um aspecto mt bom bjs

    ResponderEliminar
  3. Delicioso, me encanta tu mousse.
    Besinos
    El toque de Belén

    ResponderEliminar
  4. Bela mousse.
    Tenho de experimentar.
    Levo comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/segundas-sem-carne-e-um-alho-frances.html

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada a todos, experimentem que vão certamente gostar ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Olá Dulce,
    Quando vi a sua receita fiquei com água na boca, acredita que há noite fiz logo, adoramos, fresca, leve e muito deliciosa, muito obrigada pela partilha. Beijinhos e quando volta a fazer Workshops? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, que surpresa boa tê-la por aqui ;)
      Fico muito contente que tenham gostado, é muito agradável sim, nós também gostamos imenso! E, obrigada eu pela confiança e pelo interesse em ter experimentado.
      Quanto aos workshops não temos nada previsto, quem sabe um dia não façamos um para nos juntarmos todas de novo? Seria certamente uma grande alegria.
      Beijinho grande e tudo de bom! <3

      Eliminar
  7. Fiquei curiosa com o sabor desta mousse!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  8. Abate e maçã, olha ai está uma junção que nunca me passaria pela cabeça, mas vendo bem o aspecto com que ficou essa mousse parece-me uma aposta ganha!

    http://maisdocequesalgado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      A combinação de sabores fica muito interessante, tens de experimentar ;)
      Obrigada.

      Eliminar
  9. Bem saudável e leve. Uma óptima sugestão.
    Beijinho

    Bimby & sbores da Vida

    ResponderEliminar
  10. Também não me perco por abacate sozinho, mas em receitas ou combinado com outros alimentos consegue ficar tão bom! Esta mousse é um exemplo muito bom, que delícia :D

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.