Merengues de Chocolate





Adoro namorar livros. Dificilmente resisto a bolos e bolinhos com chocolate. Assumo-me como uma pessoa gulosa, porém não aprecio coisas muito doces e não é qualquer doce que me cativa.
Estes merengues na minha opinião conseguem o justo equilíbrio entre o chocolate amargo e o açúcar que juntamos à receita, diria que estão no ponto. De referir que nada têm dos conhecidos suspiros. Estes bolinhos apresentam-se com um miolo macio tipo nuvem.
A receita há já algum tempo que me andava a piscar o olho. Foi um namoro feliz pois são absolutamente deliciosos.
Fico à espera que os façam e me digam se não tenho razão nestas minhas palavras.
Aproveito para desejar a todos um doce fim-de-semana.






Merengues de Chocolate
Ligeiramente adaptada do livro " Os bolos da Julie "


Ingredientes:

1 chocolate de 70% Cacau Pantagruel (200g)
1 colher de sopa de margarina
180 g de açúcar
3 claras de ovo
1/2 colher de chá de essência de baunilha
pinhões ou outro fruto seco a gosto (opcional)
forminhas de papel plissado


Rendem 16 unidades

Método:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Numa taça, bata as claras em castelo até ficarem firmes.
Adicione o açúcar colher a colher e continue a bater numa velocidade alta até as claras ficarem brilhantes e o açúcar dissolvido.
Junte a essência de baunilha e o chocolate derretido arrefecido. Envolva no preparado das claras.

Notas: Derreta o chocolate com a colher de sopa de margarina em banho-maria.

Divida o preparado pelas forminhas, cerca  de 1 colher de sopa cheia em cada forminha.
Polvilhe com pinhões e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos.










O abraço do costume!



partilhar esta receita

17 comentários

  1. Eu confesso que não sou a pessoa mais gulosa do mundo. Adoro comer mas perco-me mais com salgados. Mas, os olhos também comem e estes merengues ficaram um mimo. Já marchava um, oh se marchava!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela receita. Bom aspecto...como sempre.
    É uma autêntica promessa (ou ameaça) de um fim de semana de guloseima.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Clara

    ResponderEliminar
  3. Duxa, vou fazê-los já no próximo domingo, tenho claras no congelador e esta sugestão parece-me perfeita! Apenas vou substituir os pinhõess por amêndoa :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo-de-Mel este fim de semana também os vou repetir prometi aos meus filhos que adoraram ;)
      beijinhos.

      Eliminar
    2. Duxa, reparei agora q adaptaste a receita do livro 'Os bolos da Julie' - tb tenho esse livro e tinha essa receita marcada para fazer um dia destes :) Mas vou usar a tua versão, a ver como me saio :) Já fiz os outros merengues do livro, com as pepitas de chocolate, mas ficaram espalmados, porém saborosos :P Bjinhos!

      Eliminar
    3. Bom dia Anjo -de-Mel sim adaptei, quando olhei para o merengue pareceu-me que não tinha consistência q.b. para entrar no saco de pasteleiro e ficar quietinho como seria de desejar lol. Retirei também um pouquinho de açúcar e adicionei a margarina para derreter o chocolate, pois só o devemos adicionar às claras apenas quando arrefecido e fica difícil conseguir que ele fique frio e amolecido o suficiente.
      São muito gulosos, adorei. Fico à espera da tua experiência. Beijinhos.

      Eliminar
    4. Tenho também marcados esses merengues que falas, isto está bonito está! ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Derreto-me por eles Duxa!! Que maravilha com chocolate :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Hummm eu quero um ;)

    Bjs,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  6. Love it...Adoro merengue...ainda por cima de chocolate!
    Fantásticos, Dulce!
    Beijinho

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspeto! Estão muito bonitos... Às vezes também "implico" com um bolo e fico a "ougar" durante imenso tempo até o fazer :)

    ResponderEliminar
  8. O meu coração está a precisar de um bolinho destes. Guarda um para mim. bjs e bom domingo. Ah e já fiz a delícia de coco baunilhada. O meu marido que não aprecia pudins no arroz doce, nem percebeu do truque do leite creme... E disse que adorou... E logo vou fritar cascas de batata que me sobraram hoje das batatas que cozi para acompanhar um peixe grelhado. bjs agora é que é

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla estes já não existem, mas avisa que quando vieres tens vários à tua espera :)
      Ahahaha.... estes truques que enganam o pessoal.... , boa, boa, as cascas são um petisco! ;)
      Beijocas, bom Domingo.

      Eliminar
  9. Não sou adepta de merengue, mas acho que de chocolate ia gostar.
    E o que gostei muito foi da chávena de café, tenho umas iguais, mas de um lado tem uma flor pequenina que eram do enxoval da minha mãe, mas eu tanto gostava do serviço que ela mo ofereceu.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gisela , este serviço também herdei da minha mãe, tanto gostei que acabaram na minha casa. São Vista Alegre e devem ter para cima de 50 anos. As que tenho são lisas, apenas umas nervuras em relevo da própria loiça.
      Guardo-as religiosamente.
      Um beijinho , boa semana.

      Eliminar
  10. De certeza que se desfazem na boca... pela fotos. Que maravilha.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.