Tofu Fumado com Molho de Laranja


Hoje deixo-vos uma sugestão veggie. Faço com alguma regularidade tofu, é saudável, e quando bem temperado, fica uma delicia.
Inspirei-me aqui , gostei da receita , achei que ficaria bem , e de facto não me defraudou as expectativas, pelo contrário, ficou muito interessante.

                                       Tofu Fumado com Molho de Laranja

Ingredientes para 4 pessoas:

2 blocos de tofu fumado com 200g cada
4 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de vinagre bálsamico
1 colher de chá de gengibre ralado
4 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de óleo de sésamo ou azeite
sumo de 1/2 laranja
120 ml de água
1 colher de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de açucar mascavado


Preparação:

Parta o tofu em pequenos cubinhos. Misture num recipiente o sumo de laranja, o molho de soja, os alhos picados, o gengibre, e o vinagre, deixe a marinar cerca de 1 hora.
Num wook ou similar, adicione o óleo de sésamo, assim que estiver quente, junte o tofu, volte-o várias vezes, para que cozinhe todos os lados, e adquira um tom dourado ( uns 7 a 8 minutos ).
Num outro recipiente, coloque o liquido da marinada, o açucar mascavado, junte também a água com a colher de sopa de amido de milho, mexa para dissolver bem, assim que o molho começar a engrossar, adicione o tofu, envolva.

Sugestão:  Sirva polvilhado com salsa picada na altura e sementes de sésamo pretas, acompanhei com Tagliatelle  Paglia e Fieno.

Notas: Se o molho engrossar mais que a conta, adicionem um pouco mais de água e mexam.

partilhar esta receita

32 comentários

  1. olá, tenho imensa curiosidade de experimentar a cozinha tofu, mas nunca tive coragem!!a tua receita deixou-me ainda com mais vontade

    ResponderEliminar
  2. Que óptimo aspecto! :D

    Tenho de experimentar! :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Olá Duxa: adorei a sugestão e deve ter ficado uma delícia ( tem "ar" disso). Obrigada por mais uma receita diferente e que irei fazer, certamente.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Oi Duxa. Eu nunca experimentei, mas este seu está com um aspecto muito apetitoso, provaria agora mesmo :)

    Um abraço, Fabiana.

    ResponderEliminar
  5. ooohhh...Que rico me encanta el tofu te ha quedado exquisito,abrazos y abrazos.

    ResponderEliminar
  6. Duxa minha amiga.
    Nunca vi nem comi, tofu defumado, só conheço aquele branquinho...Deve ter ficado uma delicia!!!!Vou procurar por aquí e fazer esta receita super gostosa...Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
  7. Nunca provei tofu, mas ficou com bom aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. As vezes aetece-me pratos vegetarianos, e o teu ficou apetisante! bjs:)

    ResponderEliminar
  9. Nunca provei tofu, mas com esse aspecto só pode estar delicioso!
    Beijinhos e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Duxa, a esta hora da manhã e já fiquei com água na boca!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Duxa, também gosto de tofú e faço ocasionalmente. Tenho sorte que os meus homens também gostam. É muito versátil e leve e sem falar do benefícios que trás para a saúde. Gostei muito da tua sugestão e essa se não te importares vou levar comigo ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Duxa :)
    Que prato delicioso! Adoro tofu e quando é bem temperado fica uma verdadeira delícia.
    Quem não experimentou aproveite para fazer esta receita saborosa.
    Beijinho
    http://www.atitudezen.pt/

    ResponderEliminar
  13. Ficou com um belíssimo aspecto! Parece delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. O tofu, desde que bem temperado, é muito agradável.
    Gostei da tua sugestão, tem muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  15. uma receita bem diferente!!! beijinhos linda

    ResponderEliminar
  16. AINDA NÃO ME ATREVI A COMER, MAS ADOREI O ASPECTO DO TEU ACHO QUE IA GOSTAR.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  17. QUERIDA DUXA,
    TERMINAR A SEMANA COM UMA RECEITA LINDA E SAUDÁVEL BOM DEMAIS!

    TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    BJS ♥

    ResponderEliminar
  18. Duxa, nunca provei mas gostei d atua sugestão pelo aspecto deve ser délicioso!

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  19. Hola Duxa, jamás he comido tofu, lo he visto en los centros comerciales pero no me llamaba la atención, pero al ver la foto de tu receta se ve muy apetecible, desde luego es una receta sanísima y muy bien elaborada, con esta receta me has cambiado el concepto que tenia del tofu, gracias.

    ResponderEliminar
  20. Que maravilha! Gosto muito de tofu, quando é bem preparado e bem temperado. E esta tua receita parece deliciosa. O gengibre com a laranja e os alho deve resultar tão mas tão bem. Até fico aqui com inveja :)
    De vez quando sabem tão bem umas comidinhas veggies.
    Um beijinho. E bom fim-de-semana.
    (e obrigada pelo carinho lá no meu blog)

    ResponderEliminar
  21. Duxa
    Achei o tofu fumado..este fim de semana vai ser devorado. Beijinhos e um bom fim de semana Gina

    ResponderEliminar
  22. Muito obrigada a todos:)

    Gina, minha querida, capricha no tempero (marinada), que ficará uma delicia;)

    Beijinhos, bom fim de semana para todos.

    ResponderEliminar
  23. Nunca comi tofu,nem sei se gosto,mas adorei o aspecto!
    beijinho

    ResponderEliminar
  24. é daquelas coisas que ainda nao comi mas paree se mt bom gostei mt do aspceto bjs e bom domingo e tudo de bom

    ResponderEliminar
  25. Duxa,
    Nunca comi tofu, mas depois de ver o teu post, acho que vou experimentar. Tem um aspeto delicioso.
    Boa semana e beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. Gosto de alguns pratos vegetarianos, mas nunca experimentei tofu. Depois de ver este prato fiquei tentada :) está com óptimo aspecto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Oi Duxa, adorei a dica vegan. Ainda vou preparar esse tofu que, só pela imagem, já me deixou salivando. Adorei.

    ResponderEliminar
  28. Nunca comi algo assim, que delícia e gosto de tofu mas não costumo comer com frequência, mas com essa receita,vou comprar e preparar...

    Beijos, bom dia
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  29. Pero que original!!!!!!!!!tiene que estar muy rico .Besos guapa

    ResponderEliminar
  30. Duxa minha amiga, só passei para deixar um beijinho

    ResponderEliminar
  31. Eu nunca fiz tofu, tenho de arriscar, pelo que dizes é delicioso quando bem temperado...levo a sugestão, está com um aspecto mesmo delicioso!
    A foto convida...como sempre!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  32. Adoro essa comidinha, a sua deve ter ficado deliciosa, pelo aspecto logo se vê.

    Tenha um excelente fim de semana, bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.