Compota de Morangos, Gengibre e Baunilha


Olá a todos, dificilmente consigo resistir a comprar morangos, é fruta que adoramos e em época deles, torna-se altura ideal para fazer as compotas que tanto gostamos.
Encontrei uma receita que me fascinou adicionando aos morangos, gengibre e baunilha, experimentei e digo-vos que tem um gosto delicioso e requintado, lamento as imagens não terem sabor.
Receita adaptada  dos Sabores Sonoros.

Ingredientes:

650g de morangos
250g de açucar
1 colher de sopa de essência de baunilha
sumo e casca de 1/2 limão
1 pau de canela
1/2 colher de café de gengibre ralado

Preparação na Bimby (Thermomix)

Lave e arranje os morangos, coloque todos os ingredientes dentro do copo e programe 40 Minutos/Temp. 100ºC/ Vel. colher Inversa. Troque o copinho pelo cesto, para evitar os salpicos e programe 25 Minutos / Temp. Varoma/Colher inversa, quando terminar verifique se ficou com a consistência desejada, caso contrário programe mais 5 ou 10 minutos à mesma temperatura e velocidade. Retire o copo deixa arrefecer um pouco e divida por frascos esterilizados.

Preparação método tradicional:

Lave e arranje os morangos, numa panela coloque todos os ingredientes e cozinhe em lume baixo, mexendo bem, até obter a consistência desejada, mais ou menos espessa , conforme o gosto de cada um.

Pasteis de Massa Tenra com Recheio de Chamuças

 
 
 


Olá a todos, massa tenra é das minhas massas preferidas, é quase impossivel resistir-lhe... por isso é coisa que raramente faço, já sei que abuso, contudo não consigo comer fora de casa.
Aproveitei dois peitos de frango do campo, que me tinham sobrado de uma canja e resolvi dar-lhes um fim com sabor oriental, ora vejam.


 
 

Ingredientes para a massa :

270g de farinha de trigo sem fermento
50g de margarina amolecida
20g de azeite
100ml de água
1 pitada de sal

Preparação na Bimby (Thermomix)

Coloque no copo a manteiga e o azeite e programe 2 Minutos/Temp. 100ºC/ Vel. 2.
Junte a água, a farinha e o sal e misture 20 Seg./Vel. 6.
Deixe descansar 2 horas (costumo colocar no frigorifico)

Preparação Tradicional:

Deite a farinha com a pitada de sal para dentro de uma tijela, abra um buraco ao meio, adicione o azeite a margarina amolecida, trabalhe rápidamente com os dedos, vá adicionando a água morna até obter uma massa elástica e macia, faça uma bola e deixa repousar por 2 horas enrolada em pelicula aderente de preferência no frigorifico.


Ingredientes do recheio:

2 peitos de frango cozidos e desfiados
um pedaço de bacon picado
1/2 lata de milho doce(opcional)
1 cebola picada
2 dentes de alhos picados
1 fio de azeite
1 colher de café de caril
1 colher de café de açafrão das Indias
1 colher de café de cominhos
1 colher de café de coentros em pó
1´pitada de cravinho em pó ou uma cabeça de cravinho
1/2 colher de colorau/pimentão doce
1 colher de sopa de farinha de trigo
sal q.b.


Preparação do recheio:

Num tachinho coloque um fio de azeite, pique os alhos e a cebola e deixe que ganhem cor, adicione as especiarias, o sal,  o frango desfiado, o bacon picado e o milho, mexa, adicione a farinha diluida em 5 colheres de sopa de água, envolva e deixa cozinhar por 5 minutos sem deixar que se pegue.Rectifique o sal.
Retire do lume e deixa arrefecer.



Estenda a massa na bancada polvilhada de farinha, com ajuda de um rolo ,estenda  bem fininha sem rasgar, deite porções do recheio , feche e com a ajuda de uma carretilha ou outro cortador feche os pasteis.



Frite-os em óleo abundante e quente, deve fritar 1 ou 2 de cada vez e ir deitando colheradas de óleo por cima da massa, fazendo-os girar dentro do óleo, nunca os deixe a fritar sózinhos , pois assim não expandem e não formam bolhas.



Fonte da receita da massa:
Livro base da Bimby

  

Tarte de Maçã com Bagas Goji em Massa Filo

 
 
 
 
 
 
 

Olá a todos, comprei esta massa para fazer umas entradas com queijo Chèvre, maçãs nozes e mel, até aqui tudo muito bem, não fosse encontrar o queijo a menos de metade..., pois alguém numa noite destas, stressado a estudar para os testes, foi-se entretendo a barrar tostinhas com o dito queijinho, acalmando assim o seu indesejado stress... , de vez em quando tenho surpresas destas :)
Dando uma reviravolta ao destino da massa, pensei então nesta tarte de maçãs adicionando uma mãozinha de bagas goji


Ingredientes:

1 Embalagem de massa  filo  (8 folhas )
5 a 6 maçãs
casca de 1 laranja
1 pau de canela
1 colher de chá de canela em pó
100g de açucar (usei amarelo)
sumo de 1 limão
3 colheres de sopa de bagas Goji (opcional)
1 clara de ovo
açucar em pó para polvilhar

Preparação.

Num tachinho colocar o açucar, a casca de laranja, o pau de canela, a canela em pó, as maçãs descascadas e cortadas em cubinhos e as bagas, regar com o sumo do limão, levar ao lume , mexer e deixe cozinhar por 7 a 8 minutos, eu gosto de encontrar os pedaços de maçã inteiros se pretender que fiquem desfeitos deixar mais um pouco ao lume.Reserve e deixa arrefecer.
Pode fazer na Bimby (Thermomix) colocando estes ingredientes no copo e prog. 7 Minutos/Temp.100º/ Colher Inversa.




Estender as folhas da massa filo delicadamente em cima de uma bancada, colocar o recheio sobre ela e enrolar suavemente para não partir a massa.

 
 
 


Forre uma tarteira com papel vegetal, e vá colocando os rolos recheados , dispondo em espiral do centro da tarteira para os extremos, delicadamente para a massa não se romper. No final bata uma clara de ovo e pincele todos os rolinhos  ajeitando-os para que fiquem juntos.
Leve ao forno pré-aquecido nos 190ºC, cerca de 15 a 20 minutos convém vigiar, pois esta massa queima fácilmente. Retirar do forno e polvilhar com açucar em pó.
Notas: Poderá pincelar a massa com margarina amolecida antes de colocar o recheio, convém escorrer a água que se forma com as maçãs para que não rompa a massa ao rechear.








Fofinhos Recheados com Abóbora Gila

Olá a todos, certo e sabido que comecei a dar uso ao meu docinho de Gila . Estes pãezinhos ficaram um delicia.


Ingredientes:

80ml de leite tépido
3 ovos batidos
120 g de banha de porco amolecida
80g de açucar
500g de farinha de trigo usei T.65
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva doce
15g de fermento biologico fresco ou uma colher de chá do seco
1 pitada de sal

Recheio:
  •  Doce de Gila, mas pode ser outro a gosto.
  • 2 colheres de sopa de banha de porco derretida para pincelar a massa antes de colocar o recheio.


Preparação:  Deite na cuba da máquina de fazer pão, o leite tépido com o fermento dissolvido, os ovos batidos, a banha amolecida, o açucar, a farinha, canela, erva doce e o sal, programe MASSAS LEVEDADAS.
Quando terminar, disponha a massa em cima da bancada enfarinhada, verifique se não pega ás mãos, caso esteja um pouco mole adicione um pouco de farinha. Com a ajuda de um rolo estenda rectângulos de massa , pincele com um pouco de banha amolecida e coloque o recheio, enrole, corte em peças pequenas.

Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e disponha lá os rolinhos afastados uns dos outros.
Deixe levedar em lugar abrigado até dobrarem de volume.
Ligue o forno nos 190ºC , deixe cozer por cerca de 25 minutos, dependendo dos fornos.
Quando retirar do forno, ainda quentes,  pode pincelar com mel ou uma geleia para lhes dar brilho.


Doce de Abóbora Gila

Esta cozinha gosta imenso de produzir as compotas consumidas pela familia .Como ando com ideias de aplicar gila, em algumas sobremesas , decidir fazê-la,  comprei uma vez, e foi uma desilusão.
Serve esta abóbora também como veículo de libertação de strees, eu explico;
como não a podemos cortar , nem tocar o seu interior com objectos metálicos, facas, temos que a colocar dentro de um saco plástico, e atirá-la ao chão, até que se parta e se abra (parte lúdica) do doce.
A minha foi à terceira tentativa...estava a ver que não!
Caso o metal entre em contacto com a abóbora, esta fica com um gosto amargo.
O doce faz-se de um dia para o outro, porque a abóbora depois de cozida , tem que ficar de molho em água, o peso de açucar costuma ser o mesmo do peso da fruta escorrida, mas já sabem que essa regra aqui não funciona, considero açucar a mais para o meu gosto, reduzo para metade, que me parece muito bem, além que não pretendo um prazo de validade muito alargado, tenciono começar a gastar nas minhas sobremesas.


Ingredientes:

1 abóbora gila  (a minha depois de escorrida pesava 1800g )
açucar (deve colocar-se o peso da abóbora, eu reduzi para metade  900g)
2 paus de canela
casca de 1 limão
água ( colocar 1/2 litro de água por cada kg de açucar)


Como fiz:

Colocar a abóbora dentro de um saco plástico e atirá-la ao chão ou para cima de uma bancada, até que se parta e se abra.  Retirar com as mãos a tripa e todas as pevides , que dão mau gosto. Parte-se aos bocados com a casca  e lava-se muito bem até deixar de largar espuma.






Leva-se uma panela ao lume com água e um pouco de sal, assim que levantar fervura, colocam-se os bocados da abóbora a cozer cerca de 20 minutos. Deixa-se arrefecer, retira-se a casca com as mãos (depois de cozida sai bem), e desfia-se a abóbora , colocam-se os fios dentro de água até ao dia seguinte.

                                                 aqui os fios de molho em água fria


No dia seguinte:

Escorrer a abóbora sem espremer e pesar. Colocar numa panela a casca do limão, os paus de canela e o açucar(coloquei metade do peso da abóbora) com um pouco de água cerca de 1/2 litro por cada kg de açucar, assim que começar a engrossar a calda adicionar os fios da abóbora, deixar ao lume mexendo de vez em quando, estará pronto quando a água desaparecer, leva +/- 1 hora.
Deixar arrefecer, e colocar em frascos esterilizados, cortam-se rodelas de papel vegetal com diâmetro das tampas dos frascos, embebemo-las em álcool , tapam-se e voltamos os frascos de tampa para baixo, dizem que assim se conservam mais tempo.
Pode parecer complicado, mas garanto-vos que não, apenas a parte de limpar a abóbora com os dedos custa um bocadinho pois temos que fazer alguma força, depois de feito compensa é uma delicia experimentem!





Salada de Salmão Fumado

 
 
 
 
 


Olá a todos, hoje proponho uma salada fresca e colorida para assinalarmos o primeiro dia de Primavera.



Ingredientes:

200g de salmão fumado
1lata de macedónia de legumes +/- 500g
100g de bacon cortado em cubos ou tiras
1/2 lata de milho +/- 200g
2 pimentos vermelhos grelhados(usei de conserva já grelhados)
azeitonas cortadas às rodelas
raspas da casca de 1/2 limão
oregãos
1 fio de azeite
*molho de iogurte caseiro

* molho de iogurte:
1 iogurte natural
1 colher de sobremesa de mel
1 pitada de sal
ervas aromáticas a gosto
1 dente de alho bastante esmagado
Misturar e bater os ingredientes do molho muito bem e reservar.

Preparação da salada:

Deite para um tacho o fio de azeite e frite o bacon  já cortado em tiras. Reserve.
Coloque dentro de uma saladeira ou travessa, a macedónia de legumes escorridos, o milho, os pimentos em tiras finas, as azeitonas, o salmão cortado em tirinhas, por ultimo adicione o bacon e o azeite em que foi frito, polvilhe com oregãos , raspe a casca do limão, envolva e regue com o molho de iogurte, leve ao frigorifico 30 minutos e siva como entrada ou refeição principal.

Notas: Pode sempre colocar outro tempero a gosto.
A  raspa da casca do limão faz toda a diferença no sabor final do prato.
Se gostar pode adicionar ovos cozidos.




Lemon Cheesecake

   
Serviu este cheesecake, para comemorar uma data especial cá em casa, fiz de véspera, para ter tempo a umas boas horas de frio, e posso-vos dizer que ficou perfeito.
Gostaria de o ter mais alto, mas na altura de escolher a forma, optei pela maior, a de 26cm, deveria ter utilizado uma mais pequena , talvez de 22 cm fosse a ideal , ficará para a próxima, é com a experiência que nos aproximamos da perfeição!

Ingredientes da base:

180g de bolachas cream crackers
1 mão cheia de cereais de chocolate Chocapics( podem ser outros)
125g de margarina amolecida

Ingredientes para o recheio:

400g de queijo creme
200g de natas
3 ovos
150g de açucar
2 colheres de sopa farinha maizena( amido de milho)
sumo e raspa da casca de 1 limão

Para a cobertura :

Doce de manga (pode ser outro, o da vossa preferência)
Nozes picadas

Preparação:

Base: Triture as bolachas e os cereais com a ajuda de um liquidificador, coloque dentro de um recipiente e  adicione a margarina amolecida, misture com as pontas dos dedos até obter uma massa areada húmida. Forre uma tarteita de aro amovivel com esta mistura e calque bem com os dedos. Leve ao forno a 200ºC por 10 minutos, retire e deixa arrefecer um pouco.

Recheio:

Num recipiente e com a ajuda de uma batedeira , bata o queijo com as natas,o sumo, as raspas das casca do limão, o açucar e a maizena durante uns 2 ou 3 minutos, adicione os ovos um a um, continuando a bater entre cada adição, até que fique uma mistura homogénia.
Pré- aqueça o forno nos 180ºC . Deite o preparado para a forma reservada e leve ao forno cerca de 50 minutos, passado este tempo deve ir vigiando para ver se está cozido. Deixar arrefecer dentro do forno.
Depois de arrefecido, colocar por cima uma camada generosa de um doce à escolha , eu coloquei de manga e decorei com nozes. Levar ao frio .

Notas: Quando terminar o tempo de cozedura, deverá manter o cheesecake dentro do forno com a porta semi aberta para arrefecer.


Tarte de Frutas em Lemon Curd


O dia está lindo, parece anunciar a chegada da Primavera .
Trago-vos uma simples e deliciosa, tarte de frutas, de cores quentes, e a combinar com o dia de hoje.

                                                 Tarte de frutas em Lemon Curd

Ingredientes:

1 rolo de massa quebrada
1 laranja cortada em rodelas muito finas
1 mão cheia de morangos
1/2 papaia cortada finamente
2 colheres de açucar mascavado para polvilhar
Lemon Curd*

Ingredientes para fazer o Lemon Curd*

sumo de 3 limões
raspa da casca de 1 limão
100g de açucar
60g de margarina
3 ovos
1 colher de sopa de farinha maizena ou custard (é opcional usar farinha)

Preparação do creme pelo método tradicional:
 
Bata o sumo dos limões com os ovos, adicione o açucar com a colher de farinha, as raspas do limão e bata bem com uma vara de arames, derreta a manteiga no micro ondas e adicione à mistura . Leve ao lume em banho maria mexendo até engrossar.Caso não adicione a colher de farinha, começa a engrossar mais ou menos ao fim de 20 minutos. Retire do lume e está pronto a aplicar, assim que arrefece começa a solidificar.

Bimby (Thermomix):

Coloque no copo o açucar e pulverize na Vel 7. Adicione a casca do limão e volte a pulverizar.
Junte os restantes ingredientes e Programe 6 minutos/Temp. 80º/Vel.4.
Notas: Eu adicionei uma colher de farinha custard. Este creme está no livro base da Bimby pág. 108.


Montagem da tarte:

Desenrole a massa quebrada, mantendo o papel vegetal, forre com ela uma tarteira, pique o fundo da massa com um garfo, verta o creme por cima e disponha as frutas cortadas finamente, polvilhe com açucar mascavado.
Pré aqueça o forno nos 200ºC e leve a tarte ao forno por 35 a 40 minutos dependendo dos fornos.
Quando retirar a tarte do forno pode pincelar os bordos com mel ou uma geleia de frutas, assim ganhará brilho, deixe arrefecer por completo e sirva.

                                                            

Arroz Doce com Leite de Coco



Olá a todos, tinha uma quantidade de leite de coco considerável a precisar de ser gasto, sobrou-me do caril de frango .Fiz uma breve visita por alguns blogs, eis que surge o destino, arroz doce !
A receita veio da colher de pau , fiz algumas alterações, ficou muito cremoso e com um gosto delicioso a coco, experimentem que vão gostar!


Ingredientes:

150g de arroz carolino
 água
1 pau de canela
120gr de açúcar
1 lata pequena de leite de côco
400ml de leite meio gordo
1 colher de sopa de farinha Custard (opcional)

Preparação:

Leve uma panela com água  ao lume a cobrir o arroz e deixe ferver. Assim que levantar fervura junte o pau de canela e o arroz e deixe cozer em lume brando 15 minutos. Retire do lume e escorra o arroz.
Coloque o arroz novamente num tacho, junte o açúcar com a farinha custard , o leite de côco e o pau de canela. Deixe cozinhar em lume brando, acrescentando os 400ml de leite de vaca fervente à medida que o arroz for secando, mexa com alguma frequência. Está pronto quando o arroz estiver cremoso e bem cozido.
Retire então do lume e coloque em tacinhas individuais e polvilhe com canela.

Notas: Adicionei à receita 400ml de leite de vaca porque o leite de coco que tinha disponivel na lata não era suficiente para fazer a receita.

Tarte de Frango com Legumes



Gosto de tartes salgadas, são excelentes parceiras de uma boa salada, ou de um prato de sopa .
Bati a massa na bimby, quem não tiver, poderá fazê-lo no liquidificador, que é a mesma coisa.

                                                         Tarte de Frango com Legumes
Ingredientes para a massa:

2 chávenas de chá de leite morno
1 chávena e 1/2 de chá de farinha de trigo
1/2 chávena de chá de óleo
3 colheres de sopa de farinha de milho
3 ovos
50g de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento quimico (Royal)


Ingredientes para o recheio:

1 chávena de chá de queijo creme (usei quark, pode ser requeijão, ou outro)
2 chávenas de chá de frango cozido ou assado desfiado
1/2 pacote de legumes chineses
1 colher de café de cominhos
1 cebola picada
azeitonas às rodelas
sal q.b.
pimenta q.b

Preparação da massa:

Deite para o liquidificador ou para o copo da Bimby, o leite, as farinhas, os ovos, o óleo, a metade do queijo parmesão e o sal bata numa velocidade média alta para incorporar bem os ingredientes.Adicione por último o fermento e bata mais um minuto. Reserve.

Preparação do recheio:

Num wok ou similar faça um refogado leve da cebola com um fio de azeite, junte os legumes e o frango desfiado , tempere com sal, cominhos e pimenta envolva , deixe cozinhar os legumes cerca de 10 minutos.
Adicione o queijo creme e envolva muito bem.



Unte um tabuleiro com margarina e polvilhe com farinha ( +/- 35x25cm) deite metade da massa sobre o tabuleiro e coloque o recheio por cima, cubra com a restante massa que sobrou, não tem importancia se a massa não cobrir totalmente, espalhe o resto do queijo parmesão por cima e leve ao forno pré-aquecido nos 200ºC cerca de 40 minutos.
Notas: O meu tabuleiro é maior que as medidas que indiquei logo a tarte ficou mais baixa.

Compota de Morangos com Bagas Goji


Abagas goji são frutas da planta Lycium Barbarum oriundas dos Himalaias ( Norte da China e Tibete ) muito ricas em propriedades antioxidantes, o seu sabor, assemelha-se um pouco ao da nossa passa de uva, embora eu considere que seja menos doce e mais ácida. Recomendam o consumo diário na quantidade de 1 a 2 colheres de sopa,  podem ser consumidas simples, em iogurtes, batidos, cereais, etc.
Adicionei-as à compota apenas no final , o resultado é muito agradável.

Ingredientes:

800g de morangos
350g de açucar
sumo de 1 limão
casca de 1 limão
1 pau de canela
2 colheres de sopa de bagas goji


Preparação tradicional:

Lavar e arranjar os morangos, cortá-los em 4 , colocá-los dentro de um tacho com o açucar, sumo do limão  e o pau de canela, levar a lume brando mexendo ocasionalmente, até obter o ponto estrada.
Retirar a casca do limão e o pau de canela, adicionar uma mão cheia de bagas , distribuir por frascos.

Preparação na Bimby (Thermomix):

Colocar no copo da Bimby os morangos lavados e arranjados, o açucar o sumo do limão e o pau de canela, programar 30 Minutos/ 100ºC/ Vel. 1. Quando terminar se achar que está um pouco liquido programar mais 5 ou 10 Minutos /Temp. Varoma /Vel 1. Retirar a casca do limão e o pau de canela , se gostar pode triturar 5 Segundos Velocidade 5. Adicione as bagas e envolva com a espátula, distribuia por frascos.

Caril de Frango com Manga

A receita veio daqui , de paladar exótico, em minha opinião viciante, há de facto, uma química entre o frango e a manga, que resulta numa paixão deliciosa para quem o come, experimentem!


Caril de frango com Manga
Ingredientes:

4 peitos de frango cortados em cubos
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1/2 pimento vermelho  em cubos( não coloquei)
2 mangas descascadas e cortadas em cubos
2 colheres de sopa de caril
2 colheres de sopa de gengibre(reduzi para 1 colher)
1/2 colher de chá de cominhos
2 colheres de sopa de vinagre branco ou de cidra
sal q.b.
pimenta q.b.
1/2 chávena de chá de leite de coco
coentros frescos picados para decorar

Preparação:

Préviamente temperei os cubos de frango com sal, pimenta e limão.
Deite para um tacho o azeite, os alhos e a cebola picados, e deixe refogar até esta ficar macia. Adicione o caril , os cominhos e o gengibre, mexa ,  se necessário adicione mais um pouco de azeite, acrescente o vinagre , a água com meia manga cortada em cubos e cozinhe em lume brando por 15 minutos, triture com o auxilio da varinha mágica, coza os cubos de frango neste molho, assim que o frango estiver cozinhado, rectifique os temperos, sal e pimenta , nesta altura junte o leite de coco com o resto da manga, envolva e deixe ficar ao lume por 2 minutos sem deixar ferver.
Acompanhe com arroz branco, polvilhe o prato com salsa fresca picada na altura.


Notas: Deve adaptar a quantidade de especiarias , ao seu gosto pessoal, nomeadamente o caril e gengibre.

Bolo do Starbucks de Chocolate e Canela com Crosta de Açucar

Vi estes queques maravilhosos do blog da Nani.
Na minha opinião o bolo é fora de série, a crosta que se coloca por cima , fica crocante fazendo lembrar as amêndoas de sobremesa caseiras da Páscoa, é absolutamente fantástica,  dá ao bolo um sabor espectacular , contrastando com o seu interior muito fofo e de sabor delicado, experimentem que vale a pena!!!




Ingredientes:

110g de manteiga, à temperatura ambiente
300g de açúcar ( reduzi para 200 g )
3 ovos
150g de farinha
60g de cacau
1 colher chá de canela
½ colher chá de sal
½ colher chá de bicarbonato de sódio
¼ colher chá de fermento para bolos
½ chávena (120ml) de buttermilk *
2 colher sopa de água
1 colher chá de essência de baunilha

Crosta :
80g de açúcar amarelo ( coloquei 50g de açucar mascavado)
½ colher chá de canela
½ colher chá de cacau

Preparação pelo método tradicional :

o buttermilk *:
Misture meia chávena de leite com meia colher sopa de sumo de limão ou vinagre e deixe repousar até coalhar.

Aqueça o forno a 180ºC.
Bata a manteiga e o açúcar.
Adicione os ovos um a um, esperando que o último esteja completamente incorporado antes de juntar o seguinte.
Numa outra taça, peneire a farinha, o cacau, a canela, o sal, o fermento e o bicarbonato.
Misture a água e a essência de baunilha com o buttermilk.
Vá adicionando alternadamente aos ovos a mistura de farinha e a de buttermilk, começando e acabando com a primeira.
Deite a massa numa forma retângular untada e enfarinhada.
Numa tacinha, misture os ingredientes da crosta: o açúcar, a canela e o cacau. Espalhe pela superfície do bolo.
Leve ao forno por 40 a 50 minutos, até que passe no teste do palito.
Deixe arrefecer por 10 a 15 minutos, depois passe uma faca pela borda e desenforme.
Deixe arrefecer totalmente antes de partir.


Preparação na Bimby ( Thermomix ) :
Aqueça o forno a 180ºC.
Coloque no copo a farinha, cacau, canela, sal, fermento e bicarbonato: 5 seg, vel 5. Reserve, podendo fazê-lo na forma que irá usar.
Bata a manteiga, o açúcar e os ovos: 4 min, vel 4.
Misture a água e a baunilha ao buttermilk.
Marque 4 min, vel 3 e vá adicionando alternadamente pelo bucal a mistura de farinha e a de buttermilk, começando e acabando com a primeira.
Deite a massa numa forma de rectangular untada e enfarinhada.
Numa tacinha, misture os ingredientes da crosta: o açúcar, a canela e o cacau. Espalhe pela superfície do bolo.
Leve ao forno por 40 a 50 minutos, até que passe no teste do palito.
Deixe arrefecer por 10 a 15 minutos, depois passe uma faca pela borda e desenforme.
Deixe arrefecer totalmente antes de partir .



Almendrados do Algarve

Gosto da doçaria com amêndoas!
Vi estes bolinhos, num fascículo colecionável, da  "Cozinha Tradicional Portuguesa " . A receita é semelhante a esta , contudo, achei a massa menos húmida, e gostei do travo a canela, decidi também , juntar uma colher de licor de amêndoa amarga,  e deitar a massa em forminhas de papel , ficaram com um ar chic, não acham?


Almendrados do Algarve

Ingredientes
  • 125g de miolo de amêndoa sem pele
  • 2 claras
  • 125g de açucar
  • 1colher de sopa de farinha
  • canela em pó q.b.
  • 1 colher de sopa de licor de amêndoa amarga (opcional)

Preparação:

Ligue o forno a 180ºC. Reserve algumas amêndoas inteiras e triture as restantes. À parte , bata as claras em castelo e junte-lhes o açucar. Adicione a farinha e canela ás amêndoas trituradas bem como a colher do licor eenvolva-lhes as claras batidas. Forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha colheradas do preparado anterior, aqui usei forminhas de papel. Enfeite cada bolinho com as amêndoas reservadas e leve ao forno por 20 minutos. Retire e sirva os almendrados mornos ou frios.

Artisan Bread in Five Minutes a Day

Este método, levou-me a fazer os meus primeiros pães. Lembro-me perfeitamente, do quão surpreendida fiquei com os resultados obtidos. Na altura, ainda não pensava em adquirir uma máquina de pão.
Dei os meus primeiros passos, com a ajuda deste blog , explica de forma muito simples, e clara, como tudo acontece.


                                                Artisan Bread in Five minutes a Day
Ingredientes:

1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de sal grosso
700 ml de água tépida
1kg de farinha de trigo T65

Preparação:

No recipiente de plástico, convém que seja alto e grande, colocar o fermento, o sal e a água. Juntar a farinha e mexer no centro, com uma colher de pau, até toda a farinha lateral ficar incorporada.
Fica com este aspecto, tape e deixe levedar por 2 horas à temperatura ambiente .



No final das 2 horas o aspecto será este, e está pronta a ser usada ou vai para o frigorifico tapada.



Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal, corta-se a massa com uma faca ou tesoura, moldam-se os pãezinhos, neste caso fora bolas, não se deve apertar muito a massa, coloca-se no tabuleiro, dá-se um corte em cruz com um faca ou tesoura e deixa-se levedar por 40 minutos.Polvilhei com um pouco de farinha.
Aconselham a usar sémola de milho ou de trigo para ajudar a moldar e/ou polvilhar o tabuleiro.

Ficam 40 minutos a levedar.
Aquecer o forno nos 200ºC e levar o pão a cozer cerca de 30 minutos, colocar um pirex com água no interior do forno.




Notas: A massa pode ser guardada até 15, dias no frigorifico, quando necessitar ,é só retirar a quantidade  pretendida, pôr a levedar por 40 minutos, e levar ao forno.



Tarte de Morangos

Olá a todos, da receita de ontem , sobrou algum creme de pasteleiro, o suficiente, para aplicar numa bela tarte de morangos, e foi o que fiz. . . uma bela tarte de morangos!!!






                                                             Tarte de Morangos

Ingredientes para a massa quebrada:
 
300 g de farinha
130 g de margarina mole
70 ml de água
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açucar



Ingredientes para o recheio:

500g de morangos
Geleia de morango (opcional)
açucar em pó para polvilhar (opcional)



Preparação na Bimby (thermomix):

Colocar todos os ingredientes no copo e programar 15 Segundos /Vel. 5.

Preparação no método tradicional :

Num recipiente, misture a farinha com o açucar e o sal, adicione a manteiga e vá trabalhando a massa com a ponta dos dedos, aos poucos adicione a água tépida e amachuque a massa com a ponta dos dedos até formar uma bola que se desprende das mãos e se estende com a ajuda de um rolo da massa. Convém não trabalhar muito a massa. 

Montagem:

Unte uma tarteira com margarina, e forre com a massa, pique a massa com um garfo.
Verta para dentro da tarteira o creme de pasteleiro,  pode ver aqui como se faz.
Lave e arranje os morangos, parta-os e decore a tarte com eles, leve ao forno pré-aquecido nos 200ºC  cerca de 35 minutos, deve preferir colocar a tarteira 2º posição do forno a contar de baixo , para que a massa fique bem cozida por baixo. Retirar do forno, se gostar pode pincelar a tarte ainda quente, com geleia de morango ou polvilhar com açucar em pó.





Coroa de Massa Choux com Creme de Pasteleiro

Com vários blogs, a exibirem uns fantásticos profiteroles, os últimos que vi, deixaram-me com água na boca , estou a falar dos profiteroles da Olivia do Alquimia dos Tachos . Fiz a massa Choux , optei pela versão coroa . Para o recheio, fiz creme pasteleiro , ambas as receitas, massa e creme estão no livro base da Bimby , dobrei a quantidade da massa , o recheio chegou, e sobrou, guardei uma boa parte no frigorifico para a tentação que se segue. . .


                               Coroa de Massa Choux com Creme de Pasteleiro
Ingredientes para a massa:

250g de água
100g de margarina
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açucar
160g de farinha
4 ovos grandes

Preparação da massa na Bimby(Thermomix)

Pese a farinha e reserve.
Deite no copo a água, a margarina, o sal e o açucar e programe 5 minutos/Temp. 100º/ Vel. 1.
Junte  a farinha de uma só vez e programe 15 Seg/Vel.4.
Deixe a massa arrefecer uns 5 minutos retirando o copo da base.
Bata os ovos à parte e junte à massa com a máquina na Vel. 4.
Deixe repousar a massa no saco de pasteleiro ( não usei saco de pasteleiro, usei colheradas)
Pré-aqueça o forno a 200ºC e . Forre um tabuleiro de papel vegetal, desenhe um circulo com um lápis e vá dispondo de colheradas de massa todas juntas, até preencher o circulo.






Leve ao forno cerca de 25 a 30 minutos, até a massa ficar cozida, convém ir vigiando.
Quando terminar o tempo de forno, não retire logo para fora, deixe ficar dentro do forno uns 15 a 20 minutos.

 

 Quando se retira do forno, deixa-se arrefecer um pouco, com o auxilio de uma faca comprida e que corte bem, corta-se na longitudinal, separando ao meio para se colocar o recheio.
Depois de recheado, coloca-se de novo, a parte de cima a tapar o recheio.
Polvilhei com açucar em pó, e decorei com raspas de laranja.


Ingredientes para o creme pasteleiro:

130g de açucar
casca de laranja e limão (só a parte colorida)
2 ovos
2 gemas
2 colheres de sopa de açucar baunilhado
600ml de leite
30g de farinha maizena

Preparação do creme de pasteleiro na Bimby:

Deite no copo o açucar e pulverize à Vel. 9. A seguir junte as cascas de laranja e limão e programe de novo Vel. 9. Incorpore os restantesingredientes e programe 6 Minutos/Temp. 90ºC /Vel. 4.


Preparação da massa pelo método tradicional :

Ponha a água e a margarina num tacho ao lume, aqueça até a margarina derreter e deixe levantar fervura.
Junte-lhe a farinha de uma só vez, retire ao tacho do lume e bata vigorosamente com uma colher de pau , até a mistura começar a juntar-se numa bola macia e se despegar das paredes da panela.
Bata os ovos e junte uma pequena porção de cada vez, envolva até formar uma massa macia e fina, suficientemente espessa para manter a forma. Coloque dentro de um saco de pasteleiro, e faça pequenas bolas para cima do papel vegetal, ou forme bolas com colheradas, e disponha-as em cima do papel, devem apenas tocar umas nas outras. Levar ao forno.

                                                                       São servidos???

Leite Creme

Há muito que andava a pensar em leite creme , é daquelas receitas que todos sabem fazer, ainda assim , resolvi partilhar como se faz o leite creme aqui em casa.

                                                                     Leite Creme

Ingredientes:

1 litro de leite (uso magro)
5 a 6 gemas de ovos
200g de açucar (coloco apenas 150g)
40g de maizena ou 60 gramas de farinha (faço com 30g de maizena e 10 g de farinha custard)
casca de 1 limão só a parte amarela
açucar mascavado para polvilhar e queimar


Preparação na Bimby (Thermomix)

Colocar todos os ingredientes no copo e programar 12 minutos/ Temp. 90º/ Vel. 2 e 1/2.
Retirar a casca do limão e Bater 10 segundos /Velocidade 7.
Deitar para uma travessa ou tacinhas individuais, deixar arrefecer um pouco e polvilhar com açucar mascavado.


Preparação pelo método tradicional:

Juntar todos os ingredientes e bater muito bem com a batedeira a baixa velocidade, ou manualmente com uma vara de arames, até que fique bem misturado e sem grumos. Levar numa caçarola em lume brando e ir mexendo até engrossar. Retire a casca do limão e bata com a batedeira a uma velocidade alta por breves segundos, cuidado para não se queimar.
Colocar em taças individuais ou numa travessa , deixar arrefecer e só depois polvilhar com o açucar mascavado.




NOTAS: Caso não tenha o ferro para queimar o açucar, coloque o leite creme em recipientes refractários,  leve-os ao forno a 200ºC só com o termostato superior ligado por alguns minutos, assim conseguirá queimar o açucar. Retire assim que obter o efeito pretendido.
Em todo o caso, deve deixar primeiro o leite creme arrefecer um pouco, antes de o polvilhar com o açucar para queimar e ir ao forno.



Fonte: Livro base da Bimby, com algumas alterações feitas por mim.

Penne com Requeijão Tomate e Azeitonas

A receita veio direitinha do " Ingrediente Secreto " do Chef Henrique Sá Pessoa, foi uma especie de amor à primeira vista , prepara-se em 10 minutos e digo-vos que se prepara uma refeição deliciosa!



Ingredientes:

250g de massa Penne
1 requeijão de Seia (pode ser outro, ou até mesmo um quejo de cabra/vaca)
2 mãos de tomate cereja (usei biológicos)
2 mãos de folhas de espinafres lavados
2 dentes de alho
1 fio de azeite
azeitonas pretas(usei das verdes recheadas)
sal
pimenta
tomilho



Preparação:

Num tacho com água e sal coza a massa de acordo com as intruções do fabricante, depois de cozida coloque-a num escorredor , adicione um fio de azeite para não colar, junte os espinafres em cima  para cozerem no vapor desta , envolva , ao fim de 1 ou 2 minutos já estarão cozidos, tempere com sal e pimenta.


Num wok ou similar, adicione um fio de azeite com os alhos picados, salteie os tomatinhos cortados ao meio, com as azeitonas, tempere de sal pimenta e tomilho, adicionei as azeitonas só no prato, pois nem todos gostam. Esta etapa deverá ser rápida, 1 minuto basta.


Deitar a massa para uma travessa ou um prato fundo, adicionar os tomatinhos com o respectivo azeite e alhos, envolver bem,  cortar bocados de requeijão e dispor por cima da massa, envolver, regar com um fio de azeite , polvilhar com tomilho e servir.