Bolo de Marmelos

Olá a todos , rendi-me em definitivo aos marmelos.

Segurei esta receita e decidi transformá-la em versão marmelos.  Bolo muito macio e textura granulosa dos marmelos definem um contraste harmonioso,  experimentem!



Ingredientes para o *molho dos marmelos:

*Deve começar a receita pelo molho dos marmelos, para dar tempo a arrefecer

  • 2 marmelos de tamanho médio, descascados e cortados em meias luas finas
  • 1/3 de chávena de chá de açucar
  • 1 colher de chá de canela
  • 1/4 de chávena de chá de água*
  • 2 colheres chá de Maizena (amido de milho)
Preparação do molho dos marmelos:
  1. Antes de preparar o molho, deve colocá-los já fatiados em meias luas finas, num tachinho com um pouco de água só até cobrir a fruta, deixe cozer uns 10 minutos para que fiquem macios, mas firmes.
  2. Adicione o açucar, a maisena , a canela e vá mexendo de vez em quando até o molho reduzir e começar a engrossar, retire e deixe arrefecer até à temperatura ambiente.Reserve.
  3. Deve corrigir a quantidade de água da cozedura dos marmelos, se achar que secou um pouco acrescente até perfazer os 1/4 de chávena.*
Ingredientes para a massa do bolo:

  • 1 chávena de chá de farinha de trigo
  • 1/2 chávena de chá de açucar
  • 2 colheres de chá de fermento quimico
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo grande ou 2 pequenos
  • 1/2 chávena de chá de leite
  • 1/2 chávena de chá de margarina amolecida( usei 70g)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Preparação da massa do bolo:
  1. Num recipiente junte e misture os ingredientes secos;  farinha + açucar + fermento. 
  2. Em outro recipiente coloque os liquidos;  ovo + leite + margarina amolecida + baunilha, misture estes ingredientes e adicione à mistura dos secos, apenas envolva bem, não os deve bater, a massa deve ficar misturada mas não batida, para que o miolo do bolo fique macio.
  3. Ligue o forno nos 200ºC.
  4. Unte muito bem uma forma da sua preferência com margarinha, verta para dentro da forma o preparado dos marmelos, de seguida a massa, leve ao forno por 30 minutos, faça o teste do palito, quando o palito sair seco o bolo estará cozido. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.


Notas: A forma deve ser muito bem untada, de preferência utilize uma forma com aro amovivel, tornará facilitada a tarefa de o desenformar.

                                


 Conhece o meu outro blog  Duxa´s Kitchen

partilhar esta receita

35 comentários

  1. Que maravilha de bolo. Prefiro o outro de morangos mas este também ía.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Maravilhoso Duxinha.
    Este eu vou experimentar. Aposto que é delicioso!

    Beijinhos e bom feriado

    ResponderEliminar
  3. wuau mas que maravilha tivestes uma optima edeia gostei muito beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Parece que leste o meu pensamento, estava a olhar para os marmelos e a pensar num bolo mas que não sabia como se faz, sim não sabia, agora já sei e parece-me dos bons. Vou ler o resto da receita. Beijocas e bom feriado.

    ResponderEliminar
  5. O aspeto é maravilhoso, deve estar uma delícia, ficou lindo.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Mira por donde tengo membrillos en casa para hacaer este bolo tan estupendo ..me gusta ..que pasó con el otro blog? no lo veo ...bss MARIMI

    ResponderEliminar
  7. Duxa, estou sem palavras... fiquei encantada com a cor e a textura desse bolinho! Deve ser uma delícia.
    Como tenho 3 marmelos na fruteira fiquei logo com a pulga atrás da orelha!

    Beijinhos e bom feriado.

    ResponderEliminar
  8. ESSES BOLO FICOU FANTÁSTICO O INTERIOR ESTA DEMAIS.
    O MEU MARIDO COME MARMELOS COMO SE FOSSE MAÇA , EU NÃO CONSIGO....
    MAS NESSE BOLO A COISA ERA DIFERENTE, ERA CAPAZ DE COMER E COMER...QUE DELICIA QUE DEVE TER FICADO.
    BOM FERIADO.
    BJS

    ResponderEliminar
  9. Que aspecto fantástico tem este bolo, imagino o sabor delicioso!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que pena que não tenho marmelos em casa... se tivesse fazia este bolinho já amanhã adoro o sabor do marmelo, acredito que este bolo seja uma delicia!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Olá, Duxa!Fiquei com água na boca só de olhar para este bolo, o de morango é uma verdadeira tentação, mas este não lhe deve ficar atrás com o travo levemente ácido do marmelo, posso imaginar. Está anotada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá, o bolinho é mesmo bom, para quem aprecia marmelos está claro!
    Obrigada a todos, amanhã vou tentar atualizar-me nas vossas cozinhas, tenho andado em saltaricos, o que não me permite visitas.
    Beijocas e bom feriado.

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    este fim de semana também fiz um bolinho de marmelos. Publicarei brevemente no Iguarias p'ra Gulosos.
    O teu bolinho ficou com um aspecto delicioso. É surpreendente o resultado final dos bolos feitos com marmelos.
    Bjs e bom feriado

    ResponderEliminar
  14. Oi Duxita minha querida amiga, que boleco delicioso hein. Adoro marmelos tem um sabor muito bom, e no bolo deve ter ficado delicioso. A cor está linda Duxa, e a receita é muito boa. Sobrou uma fatia para mim? Claro que não sobrou!! Que ingenuidade a minha hehehe...bjocas

    ResponderEliminar
  15. olà Duxa!!! este bolo ficou perfeito!!!! muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Duxinha,
    Que saudades desta cozinha, embora tambem goste muito da nova : )
    Este bolinho ficou com um aspecto maravilhoso. Faz-me lembrar a minha avo que amava marmelos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Infelizmente por aqui os marmelos são raros, mas temos peras, que daria também um resultado muito bom,

    Receita anotada, o bolo ficou lindo!

    Bom dia!

    ResponderEliminar
  18. Olá querida Renata, as peras serão com certeza uma boa alternativa;)
    Um beijinho.

    Catarina a mim também me traz recordações antigas...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Que bolo maravilhoso Duxa! Também já fiz um assim parecido no ano passado e adorei. Que boa receita.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Achei bem boa essa receita. A minha cidade é perto de uma outra chamada Marmelopolis, terra dos pés de marmelo ... Vou lá pegar uns doces para fazer esse bolo


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Isto hoje não me está a correr nada bem. Se hoje não tivesse sido preguiçosa poderia estar agora a deliciar-me com um bolo caseiro... Mas pelo adiando da hora já não vou nada a tempo de meter a mão na massa. Bem não tenho outro remédio que pedir que comas uma fatiazinha por mim, se não for pedir muito... pleaseee. bjs

    ResponderEliminar
  22. O aspeto está mesmo tentador. Acreditas que, sem ser em marmelada, nunca provei marmelos? Como é possível? Este ano, não me escapam :) Beijos

    ResponderEliminar
  23. Duh,
    Vim te visitar minha amiga!
    Amo bolos invertidos assim... ficam com um dourado lindo!
    E a massa ficou super fofa, hein?!
    Espero que esteja tudo bem com vc e com os seus, viu?!
    Um bejim grande no seu doce coração!

    ResponderEliminar
  24. Duxa,
    lamento o que se passou com o blog, eu como estou no Wordpress n entendi bem o que aconteceu aos blogs do blogger. Mas n consigo deixar mensagens em muitos dos blogs que sigo, estará relacionado?
    desculpa-me estar a desviar o tema aqui do teu bolinho de marmelos, quem me dera uns marmelos....

    bjs

    ResponderEliminar
  25. Não sou muito apreciadora de marmelos, mas ficou com um aspecto divinal, fez-me crescer água na boca =)

    Mil pétalas...

    ResponderEliminar
  26. Ficou maravilhoso, eu gosto muito de marmelos e no bolo devem ficar optimos.

    bjs

    ResponderEliminar
  27. Madre mía! Otra de tus golosadas irresistibles y extradulces... que maravilla! Besos

    ResponderEliminar
  28. Vini, é um gosto receber a tua visita minha amiga, fiquei feliz em ter-te cá;)
    Beijinho grande.

    Ana querida, foi mesmo aborrecido o que que passou com os blogs, segundo sei ainda não está tudo a funcionar a 100%, felizmente parece-me que resolvi os meus assuntos, e agora estou com 2 blogs em braços, vou ficar doida:)))é que pensei que iria ficar sem o cozinhadaduxa.
    Beijinhos grandes amiga, obrigada.

    Ilídia tenho para mim, que irás gostar dos marmelos noutras aplicações, depois me dirás;)
    Beijinhos.

    Muito obrigada a todos!

    ResponderEliminar
  29. Que maravilha Duxa, e logo para mim que adoro marmelos. Esta receita já fica apontada.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  30. I love quince jam/paste with cheeses. Never made cake with them - thanks for sharing.
    Have a nice weekend Duxa!

    ResponderEliminar
  31. estou rendida ... tenho de fazer

    beijocas e bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar
  32. Parece-me uma delícia, mto húmido e gostoso!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  33. exquisito y esponjoso me encanta,precioso,abrazos grandes.

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.