Folar Doce e Simples



A Páscoa está aí, e com ela chegam os folares, o bolo simboliza o ninho, e os ovos a fertilidade, uma nova vida.
Já testei outras receitas de folares, mas sem duvida esta é a preferida cá de casa, de miolo bem formado, macio e de paladar suave consegue permanecer óptimo por vários dias.

                                                                         Folar Doce e Simples
Ingredientes para a massa:

250ml de leite morno
100g de manteiga ou margarina amolecida
1 ovo
110g de açúcar
570g de farinha T65
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (café) de erva-doce em pó ( coloco de sobremesa)
1 colher (café)de canela em pó (coloco de sobremesa)

Para decorar:

ovos cozidos em casca de cebola
1 ovo (pincelar)

Preparação:

Na cuba da MFP, juntar os ingredientes pela ordem indicada.
Seleccionar o programa "Massas Levedadas" e deixar prosseguir até ao fim. A massa no início parece pegajosa, mas com o amassar irá ficar macia, elástica e desprende-se.
Retirar a massa, que estará macia, e separar desta um pedaço equivalente a uma tangerina, para a decoração.
Dividir a massa, para dois folares, ou tomá-la toda, para um só folar, e na bancada enfarinhada moldar uma bola com a massa do folar, enrolando os lados para baixo e para dentro, tornando a superfície lisa.
Enfarinhar um tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone e moldar o folar. Com a mão fazer no centro as covas para os ovos. Colocar os ovos fazendo pressão para que se enterrem.

Dividir a massa, que foi separada para decoração, em número igual ao dos ovos usados e fazer rolinhos em cada porção. Dividir cada rolo a meio e fazer uma cruz em cima de cada ovo. Com o dedo empurrar as extremidades dos rolos, como se estivéssemos a fazer um furo na massa.

Pincelar com o ovo batido e deixar descansar 15min. enquanto o forno aquece.
Levar ao forno pré-aquecido, a 180ºC durante 30-35min.



Notas: Rende 2 folares

Fonte da receita:Pão, Bolos e Cia.


partilhar esta receita

39 comentários

  1. Que delicia Duxa... esta vou guardar... Porque ficou perfeitinho.
    Bem já perdi a conta às receitas que tenho para experimentar das tuas hahaha ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que ar delicioso e fofo o desse folar Duxa, mais uma vez as tuas mãos de fada a presentear-nos com uma delicia tão a propósito desta época,

    beijinhos e obrigado pela partilha, amiga querida!!

    ResponderEliminar
  3. Deve estar muito bom!!!!!Eu tmb estive hoje o bolo tradicional da Páscoa na minha terra,o bolo finto, cá o folar é feito da mesma massa deste bolo.
    Não sabia qual o significado do folar, obrigado por partilhares.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Que bonitos folares, o interior parece mesmo fôfo!

    ResponderEliminar
  5. Duxinha,
    Que delicia que ficou o teu folar amiga... Esta mesmo com uma textura e uma cor linda. Aqui nesta cozinha já cheira a Pascoa. Perfeito como tudo o que fazes : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Duxa,
    que delícia de pão, é muito interessante este ovo no meio, e o significado tmb, é ótimo.
    Vou tentar fazer pois tudo que trás prosperidade é comigo mesma, rsrs.
    Valeu amiga!!

    Beijinhos,
    Andréa....

    ResponderEliminar
  7. Ficou uma beleza!!!As receitas de folar são imensas e pode se fazer a gosto tirando ou acrescentando o que se gosta. Sempre fiz folares na Páscoa com a minha avó (modo tradicional) e com o meu pai, pelo que já sei bem o que lhes por dentro para agradar o pessoal...ihihihi
    A Páscoa em tua casa vai ser bem docinha!

    bjoka
    rita

    ResponderEliminar
  8. Duxa que folares mais lindos, cheios de ternura nesta época de Páscoa.
    Adorei mas não tenho mfp vou ter de adaptar à bimby :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. E eu que vejo as delícias passar à minha frente que a mfp ainda está no arranjo, acho que folar só mesmo no amasso da mão. Ficou lindo Duxa. Bejinho

    ResponderEliminar
  10. VOU FAZER ESSA RECEITA ME PARECE MUITO FÁCIL E RÁPIDA!
    BEIJO

    ResponderEliminar
  11. Duxa, que folar tão bom, óptimo sugestão para comemorar esta época que é Pascoa!!
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  12. Duxa este folar ficou mais que cativante o seu interior fofinho barrava jà essa fatia com qualquer doce caseirinho, parabens .

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Duxa, é claro que vou partilhar a receita do bolo finto, estou a preparar o post.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Duxinha já tinha ouvido falar muitas vezes nessa receita e nesse pão, só não sabia que era assim elaborado. Ficou lindo e tem uma cor muito bonita. Gostei muito...bjocas

    ResponderEliminar
  15. Ai Duxa que belo folar. Lindo mesmo e fofo.
    Manda-me 1 pf, eheheh
    beijo

    ResponderEliminar
  16. Duxa,
    Não conhecia esse folar, e achei interessante a maneira como foi feita com o ovo no meio.
    Adoro conhecer um pouco mais sobre a cultura de outros países na Páscoa.
    beijos

    ResponderEliminar
  17. Con huevo son super típicos en casi todo el mundo, verdad? los hacen en la parte de cataluña en españa, en grecia...
    qué buena pinta tiene...

    ResponderEliminar
  18. Maravilhoso, Duxinha.

    Uma delícia!!!

    beijinhos e uma Santa Páscoa

    ResponderEliminar
  19. Duxa que folar lindo.
    E tem um aspecto super fofinho!!
    Vou experimentar esta receita :-))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. É dessa que eu vou exprimentar, simples e pelo que se vê delicioso,
    bjokas

    ResponderEliminar
  21. Não conhecia essa receita e achei o máximo...muito fofo e charmoso.
    E esse ovo no meio simbolizando à vida...que lindo!beijkas e um lindo domingo de Páscoa!

    ResponderEliminar
  22. Ficou simplesmente LINDO !!! Eu amei a receita!!!
    Feliz Páscoa!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. se ven muy lindos y ricos ,me llevo la receta parece fácil los haré,cariños.

    ResponderEliminar
  24. Ai amiga,vou ter de fazer essa tua receita,achei fantastica!
    Aqui tambem fazemos nossos folares com o ovo no meio ou varios ovos,mas nunca fiz com erva doce e canela fiquei curiosa,obrigada por partilhares a receita,beijinho

    ResponderEliminar
  25. FICOU LINDO, PERFEITO E BEM FOFO COMO EU GOSTO.
    BJS

    ResponderEliminar
  26. Duxa, o teu folar ficou lindo!
    Eu andei a recolher receitas de folares por toda a blogosfera e agora vou testar algumas, a tua receita também vai ter lugar na minha cozinha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Que lindo folar!
    Acho que vou levar a receita comigo e pôr em prática ainda hoje:)
    Beijinhos grandes e uma Santa Páscoa.

    ResponderEliminar
  28. Adoro folares bem saboros a erva-doce. Acho muito bem que aumentes a dose! :)
    Este ano também me vou aventurar.
    Beijinho grande e uma Óptima Páscoa.

    ResponderEliminar
  29. tenho visto varios mas o teu convenceu-me... vou levar a receita! bjks e boa pascoa...

    ResponderEliminar
  30. Duxa tenho que experimentar!!!:)

    Agora que tenho a MFP torna tudo mais fácil.

    Vou deixar passar a Páscoa e depois faço.

    *Já fiz a compota de morango e está uma delícia.
    Vou fazer um post sobre ela.

    Uma Santa Páscoa!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  31. Delicioso aspecto, é assim que gosto dos folares, simples.
    bjsss

    ResponderEliminar
  32. Não faço um folar há anos, aqui sem ser o folar do Algarve que o meu marido adora, ninguém aprecia muito e eu aborreço-me de andar a comer folar sozinha um mês... Fiquei com um bocadinho de inveja do teu, admito :(

    bjs e boa Páscoa

    ResponderEliminar
  33. Tem muito bom aspecto! Deve ser uma delicia :)

    ResponderEliminar
  34. Folares doces não são os típicos da minha terra e portanto não estou habituado, mas este que tu fizeste ficou com um aspecto delicioso e o sabor deve ser óptimo.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  35. também ficaram lindos os teus folares amiga lindos,bjokinhas

    ResponderEliminar
  36. Ficou bem bonito, e mesmo que não seja páscoa, o que isso interessa, faz-se de vez em quando.
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá:)
      partilho da mesma opinião, todos os dias são bons para saborear um folar,
      obrigada, um beijinho.

      Eliminar
  37. Saludos y felicitaciones por esas recetas tan buenas. Me podría explicar que es "erva doce". Gracias.

    ResponderEliminar
  38. Hola Fernanda, como estás? Gracias por tua simpatia.
    Penso que erva doce em espanhol diz-se hinojo:)
    Tenho aqui outro folar que fiz esta semana, segue o link :

    http://cozinhadaduxa.blogspot.pt/2013/03/folar-doce.html

    Besos, Páscoa feliz :)

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.